Historia do Trance

A nova onda do psy-trance mistura Woodstock, circo e tecnologia em festas que duram até uma semana

Camilo Rocha

O estilo nasceu nas praias de Goa, na Índia. Os maiores astros vêm de Israel. As festas em geral acontecem muito longe das grandes metrópoles e duram dias a fio, com a música tocando sem parar. Ainspiração está em Woodstock. O astral mescla o espírito dos hippies à tecnologia digital. O resultado dessa mistura excêntrica atende pelo nome de psy-trance, ou trance psicodélico, ou ainda, na abreviação que está na boca da galera, psy. Opsy é hoje o estilo de música eletrônica mais popular no Brasil.

Há dezenas de festas ao ar livre, festivais e noites em clubes pipocando de Manaus a Porto Alegre. Gigantes do meio, como as raves paulistanas XXXPerience e Tribe, atraem facilmente de 20 mil a 25 mil pessoas em cada edição. Festivais menores em lugares remotos, como o Universo Paralelo, realizado em Ituberá, sul da Bahia, ou o Trancedence, em Alto do Paraíso, Goiás, costumam atrair milhares de jovens de 15 a 25 anos - ou até mais velhos -, vindos de todo o país. Nada mal para um estilo que praticamente não toca no rádio, é ignorado pelos meios de comunicação e raramente conta com patrocínio de grandes empresas.

Vários motivos explicam tanto sucesso. Primeiro, o psy quebra a sisudez das festas embaladas nos últimos 20 anos pelos gêneros eletrônicos, como drum'n'bass ou tecno. Segundo, a atmosfera das raves evoca os efeitos de um transe lisérgico: é alegre e lúdica e não esconde o sabor de revival dos anos 60. Terceiro, a música soa mais acessível que a das raves dos anos 90. Serve de porta de entrada tanto para a moçada como para gente mais madura, tornando a diversão mais democrática. Finalmente, o ambiente eufórico e informal faz parte do espetáculo. As festas não acontecem em galpões fechados ou escuros, mas a céu aberto, em lugares paradisíacos, promovendo o encontro dos participantes com a natureza. Os eventos costumam contar com superprodução. Os organizadores investem em decoração e nas fantasias de artistas de circo, como malabaristas ou engolidores de fogo, para animar a imensa pista ao ar livre. No tecno e na house music, o público gosta de se concentrar na música. No psy, predominam o visual espalhafatoso, a exibição dos corpos e a variedade sonora.

O deejay Rica Amaral é o brasileiro mais bem-sucedido na onda psy. "O trance pegou por causa das festas ao ar livre. Elas trouxeram muita gente ä para a música eletrônica e acabaram na mão do pessoal do trance", diz ele. Rica, um ex-dentista, também é um dos pioneiros do psy-trance no país. No fim de 1996, fez uma festa com amigos que reuniu 700 pessoas num sítio. Chamava-se Rave XXXPerience. Atualmente, essa é a maior marca do psy-trance. Já promoveu mais de 80 festas por todo o Brasil e lançou dois DVDs, que, juntos, venderam cerca de 10 mil cópias. Outro nome que tem feito sucesso no psy brasileiro também é sócio da festa: o deejay Feio, que antes desenhava roupas de surfe. "As festas ao ar livre fazem as pessoas sair da vida urbana e conectar-se com a natureza", diz ele. Rica e Feio têm agenda cheia no Brasil e se apresentam no exterior com regularidade.

Na Europa, o trance psicodélico surgiu como uma manifestação de contracultura, uma espécie de vertente neo-hippie dentro da música eletrônica. Até hoje, o caráter lá fora permanece alternativo. As festas são freqüentadas por legiões que vivem em trailers e ganham a vida vendendo roupas e acessórios nos eventos. No Brasil, o sucesso do trance já alcançou outro patamar. Há comerciais de festas na TV e os eventos atraem jovens de classe média que moram com os pais e têm carro importado. O deejay Rica Amaral chegou a aparecer em um episódio do Big Brother Brasil no ano passado. Outro sinal do sucesso será a tenda própria dedicada ao psy-trance no festival Skol Beats em São Paulo, a cargo da equipe da Tribe.

#Q:Já dançou trance? - continuação:#

As festas chegam a abrigar 25 mil pessoas em cidades do interior e a durar sete dias sem parar

Apesar de tudo, o êxito galopante não agrada a todos. De acordo com o deejay Marcelo VOR, um dos mais conceituados na cena trance, "existem duas linhas de artistas: a dos que vão para o lado farofa e a outra, séria". Entre estes últimos, Marcelo inclui nomes como Audio-X e Wrecked Machines. Na categoria "farofa" estaria, segundo ele, Skazi, deejay e produtor israelense que hoje garante festa cheia em qualquer canto do Brasil. O apelo de Skazi é exibir atitudes de roqueiro e produzir versões psy para faixas do estilo heavy metal. Ele não fala em valores neo-hippies, muito menos em transcendência ou psicodelismo. Prefere se autodenominar o "Axl Rose do trance".

Muitos enfatizam, porém, a opção pelos valores originais da tradição psicodélica, como amor, paz e respeito. É o caso do festival Universo Paralelo, realizado pelos irmãos Dario e Juarez Petrillo (o deejay Swarup), de Brasília. A última edição levou 5 mil pessoas por oito dias para o sul da Bahia, onde foi montada uma minicidade com cibercafé, apresentações de música regional, teatro, cinema e até mesmo uma unidade de reciclagem de lixo. "Em oito dias, não tivemos nenhuma ocorrência de violência, não aconteceu uma briga," afirma Dario.

Mesmo assim, o psy é visto com reservas pelos fãs de outros gêneros de música eletrônica. A história do psy quase sempre esteve descolada do restante. Ao contrário do que acontece com o house ou o tecno, os deejays de psy-trance nunca foram apegados ao disco de vinil. A música deles não tem conexão com um passado de som negro e baseado no ritmo. As referências mais ecléticas talvez levem os praticantes a renunciar à criatividade e à improvisação ao vivo, traços essenciais nas festas eletrônicas do passado.

O formato digital sempre foi o preferido pelos praticantes do psy. No início, os deejays tocavam com DATs (fitas de áudio digital, normalmente usadas por estúdios). Atualmente, quase todos usam o CD. Também há um intenso intercâmbio de músicas entre deejays e produtores de todo o mundo, e uma fome constante por música nova. O deejay Marcelo VOR afirma que hackers já entraram em seu computador e roubaram produções suas exclusivas.

Mas, no meio das massas dançantes, ninguém parece ligar muito para esses problemas. Com a combinação de pistas lotadas, filosofia neo-hippie, violência zero e lugares ecologicamente encantadores, o psy-trance segue animando centenas de milhares de fãs brasileiros. Modismo ou não, tem força e popularidade para durar anos. Afinal, esse gênero emergente inclui qualquer tipo de música e atinge todas as tribos. Melhor de tudo, a pista de dança é feita de terra e iluminada dia e noite pelas estrelas.

PSY-TRANCE É...

  • As cinco principais características de um som que não se prende às escolas tradicionais da eletrônica;
  • Bumbo reto e seco e ritmo galopante, chegando a 150 batidas por segundo;
  • Trechos de vozes falando sobre assuntos que vão de alienígenas a visões alucinógenas;
  • Sintetizadores distorcidos, com um som épico e grandioso,
  • Centenas de versões para hits de outros gêneros, de artistas como Tribalistas, Planet Hemp, Nirvana, Metallica, Iron Maiden, Benny Benassi e Underworld;
  • Ao contrário dos outros gêneros da música eletrônica, não usa disco de vinil nem tem conexão declarada com a música negra.
  • O fácil e o difícil se completam.

#Q:Onde tudo começou:#

Os deejays israelenses e europeus viajaram para a Índia. Descobriram a energia das festas de praia em Goa e fez-se o som

As origens estão em Goa, na Índia. Ex-colônia portuguesa, lugar de tradicional tolerância e hospitalidade, a região se firmou como destino de mochileiros e hippies nos anos 60. As festas nas praias se tornaram um costume local. Na virada dos anos 80, a música passou a ser eletrônica. Aos poucos, deejays e produtores europeus como Goa Gill, Mark Allen e Youth começaram a desenvolver uma vertente influenciada pelo misticismo indiano, por sons étnicos e pelo rock psicodélico progressivo. A ênfase não era mais o ritmo, mas sim a "viagem", proporcionada por uso intenso de efeitos de estúdio e de timbres exóticos. Em meados dos anos 90, depois de um acordo de vistos entre Índia e Israel, legiões de jovens recém-saídos dos rígidos anos de serviço militar israelense passaram a se atirar nas raves de Goa. Graças a essa conexão, Israel se tornou o país onde o psy-trance teve o maior impacto no dia-a-dia. Lá, psy-trance toca no rádio, e um artista como Skazi é reconhecido por crianças na rua. Hoje, nomes como Infected Mushroom, Astrix, Analog Pussy e Astral Projection são conhecidos internacionalmente. O fato de serem alguns dos raros artistas israelenses que conseguiram isso faz deles um orgulho nacional.

#Q:O que bomba nas Raves:#

As cinco músicas favoritas dos deejays

  • 1."I Wish" - Infected Mushroom
  • 2. "Toca Raul" - The First Stone
  • 3."Face It" - Wrecked Machines
  • 4. "Hackney 3 AM" - VOR vs Goblin
  • 5. "Electro Mama" - Wizzy Noise

O estilo das batidas

o ritmo eletrônico que vem interferindo no jeito de ser e consumir dos jovens

Quando pousou no Brasil, em meados dos anos 90, a música eletrônica estava confinada a um gueto de entendidos e moderninhos. Uma década bastou para fazer do estilo musical uma tendência de comportamento que extrapola as pistas de dança. Ogrande acontecimento nacional dessa nova cultura é o Skol Beats, um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo. Chega em 2005 à sua sexta edição e deve bater os 60 mil presentes com uma novidade.

Na semana que antecede à festa, de 8 a 15 de abril, acontece a Electro Hype Fair, feira de moda, tecnologia, consumo e, claro, som. A música eletrônica, como não poderia deixar de ser, exerce forte influência no consumo. Basta pensar na popularização do piercing. Quando surgiu com os pioneiros dessa onda, era objeto de escândalo. Hoje, jovens exibem nariz, sobrancelhas ou umbigo adornados, sem chocar.

A música eletrônica tem vários tribos. As cinco principais são facilmente percebidas na pista de dança. Cada uma tem seu jeito característico de vestir, dançar e de se comportar (leia o quadro abaixo). De olho nesse mercado, surgem produtos diferenciados para cada uma delas. ''A idéia é dialogar com as diversas tribos presentes no Skol Beats'', diz Beto Lago, coordenador da feira.

A presença de grifes famosas é sintoma da importância do público ''eletrônico'' para o mundo fashion. M. Officer, Ellus, Triton, Cavalera e até a tradicional TNG estarão presentes. A idéia é uma só: agregar valor. ''É interessante colocar a marca no evento que atualmente mais atrai jovens no país'', diz Carlos Miele, estilista e dono da M. Officer. O mesmo raciocínio foi seguido pela AmBev, dona da Skol, para abraçar a idéia do evento. A forte penetração entre os jovens ajudou a marca a tornar-se líder de mercado. O sucesso acabou levando a AmBev a lançar, em 2002, uma cerveja própria, a Skol Beats. Com fiéis bebedores no ano inteiro.

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